quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Prefeito propõe trabalho aos domingos e feriados

Prefeito João Carlos Machado encaminhou ofício ao Presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius de Araújo, com proposta de Lei Complementar para que seja permitido a abertura do comércio local em domingos e feriados. O Sindicato dos Empregados do Comércio de Camaquã, através da presidente Sandra Maura Sampaio e diretoria, tomou conhecimento da iniciativa com surpresa. “Não houve, por parte do executivo, qualquer tipo de  diálogo conosco, representantes dos trabalhadores do comércio”, diz. “Para que isso se viabilize, desde 2007, há necessidade não só da lei municipal, mas também de convenção coletiva (acordo entre sindicato patronal e de empregados) que autorize a abertura”, observa. Conforme Sandra, a Justiça do Trabalho tem determinado o fechamento da maioria dos estabelecimentos, fundamentada na Lei nº 11.603, que prevê a necessidade de convenção coletiva.
O encaminhamento do prefeito foi efetivado a partir do pedido da entidade patronal Sindilojas Costa Doce, que segundo eles “afronta o princípio da isonomia e da livre concorrência, uma vez que permite a abertura de somente alguns ramos de atividades”. Por outro lado, o Sindicato dos Empregados do Comércio de Camaquã adere à campanha nacional, lançada pela CONTRACS- Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços e CUT – Central Única dos Trabalhadores - “Domingo é dia de trabalhar afeto, amor e carinho”, que pretende devolver aos trabalhadores domingos e feriados. “Em Bauru, SP, por exemplo, os comerciários estão envolvidos na luta para que, através de lei municipal, os trabalhadores voltem a ter o direito de descanso em domingos e feriados, inclusive de supermercados”, salienta Sandra. Ela sugere que a Câmara proporcione o diálogo, não realizado com a categoria, promovendo audiência pública com a presença dos empregados do comércio. “Vamos ver agora que vereadores ficarão ao lado do interesse econômico, e quais ao lado dos trabalhadores”, diz.
Consumidores precisam apoiar
Conforme a CONTRACS, um dos argumentos mais repetidos para manter o trabalho dos comerciários aos domingos e feriados é o consumidor. “Você, consumidor, gostaria de trabalhar aos domingos e feriados, sendo privado de sua convivência familiar e social?”, lança a Confederação. “Não podemos fechar os olhos para este problema que poderá atingir o convívio familiar de muitos trabalhadores”, complementa Sandra.
Presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Camaquã, Sandra Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário